sexta-feira, 9 de maio de 2008

IV Congresso Brasileiro de Publicidade

O IV Congresso Brasileiro de Publicidade, que acontece de 14 a 16 de julho no World Trade Center, em São Paulo, será o primeiro grande marco da publicidade brasileira do século 21. Com o tema Criando o Futuro, o evento vai debater as principais questões que afetam o setor com os mais destacados líderes da indústria da comunicação brasileira.

A palestra inicial será proferida por Kofi Annan, ex-secretário-geral das Nações Unidas (1997-2006) e vencedor do prêmio Nobel da Paz de 2001. Annan, que se destacou internacionalmente pela defesa dos direitos humanos e pelo cumprimento das leis internacionais, falará sobre a importância da liberdade nos tempos atuais.

Os temas do Congresso foram definidos pelas 28 entidades participantes, tendo à frente a ABAP, e serão discutidos em 15 comissões. Cada uma terá presidente, relator, debatedores e delegados. As conclusões serão apresentadas na plenária final e organizadas em um documento que deve balizar o estabelecimento de um novo marco regulatório para o setor.

Compromisso com a evolução do setor

A quarta edição do Congresso Brasileiro de Publicidade ocorre exatamente três décadas após o último encontro, em 1978, que culminou com a criação do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar). A entidade nasceu a partir do temor do mercado que o então governo militar sancionasse uma lei que estabelecesse censura prévia às atividades publicitárias.

No segundo Congresso, realizado em 1969, durante a vigência do regime militar, o principal foco de discussões abordou a relação entre agências e anunciantes. A criação da bonificação por volume (BV), aprovada em plenário, foi uma das decisões mais relevantes do encontro.
E na primeira edição, em 1957, foram lançadas as bases da atividade publicitária no Brasil, que fundamentaram a Lei nº 4.680. Naquele momento, o incipiente mercado clamava por união entre os agentes envolvidos para a estruturação e regulação necessárias para o crescimento da atividade. Entre os resultados mais importantes, destaca-se a concepção do Instituto Verificador de Circulação (IVC).

O legado dos três primeiros Congressos possibilitou a estruturação do mercado publicitário brasileiro, conhecido por impedir a concentração de anúncios e garantir a liberdade editorial dos meios de comunicação. Outra marca do setor é a criatividade dos trabalhos, o que garantiu uma posição destacada do Brasil no cenário mundial.

Mais inormaçoes no Site http://www.congressodepublicidade.com.br/

2 comentários:

Anônimo disse...

Se eu estiver no Brasil nesse dia eu vou.. mas pera ae... eu num sou publicitário ainda... mas me chamou atenção isso.. se ocê for.. me traga as fotos.. sei que nesses encontros sai de tudo... ainda mais se tratando de publicitários..

Anônimo disse...

Vamos todos pagar um auê nesse congressoooo!
Uhull!
Beeeeeeeejo quiridoo

Michele
http://magricelanapanela.zip.net